Top

Olho seco

O que é o olho seco?

O olho seco é uma patologia cada vez mais frequente. Estima-se que cerca de 10% da população adulta e 18% da população idosa apresente sintomas e queixas relacionadas com esta patologia.

Considera-se "olho seco" quando existe um desajuste entre a quantidade/qualidade da secreção lacrimal e as necessidades da superfície ocular.

 

O que causa o olho seco?

O olho seco tem diversas causas. Faz parte do processo natural de envelhecimento, especialmente durante a menopausa. Pode aparecer como efeito secundário de diversas medicações como antihistamínicos, antidepressivos ou, simplesmente, devido ao ambiente que o rodeia.

Se a sua casa ou escritório tem ar condicionado ou sistemas de aquecimento, também isso pode provocar olho seco.

Outra causa é o pestanejo insuficiente causado pela fixação no ecrã de computador durante períodos prolongados.

A utilização prolongada de lentes de contato também provoca olho seco. Vários estudos indicam que o uso de lentes de contato e o olho seco constituem um ciclo vicioso: o síndrome de olho seco faz com que as lentes sejam desconfortáveis, e o roçar das lentes contra a mucosa do olho parece ser um fator causal de olho seco.

A lágrima tem um importante papel no olho e na qualidade da visão. Assegura a nutrição e hidratação do olho e regulariza a superfície ocular permitindo uma visão com melhor qualidade.

As lágrimas são produzidas permanentemente, lubrificando o olho, e adicionalmente em resposta a uma irritação ou emoção. Um olho saudável produz constantemente lágrimas que o lubrificam.

As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais situadas junto à pálpebra superior no seu canto externo e espalhadas pela mucosa que recobre o olho.

A lágrima é constituída por três camadas:

  • A camada lipídica, que está em contato com o ar, e cuja principal função é evitar que as lágrimas se evaporem.
  • A camada aquosa, intermédia, que assegura a nutrição dos olhos e que os protege de corpos estranhos potencialmente perigosos.
  • A camada mucínica, que está em contato com a superfície ocular e que é responsável pela adesão da lágrima aos olhos formando uma película protetora transparente.

 

Quais as pessoas em maior risco de sofrer de olho seco?

Pessoas idosas, mulheres no período da menopausa, pessoas sujeitas a determinadas medicações (como por exemplo: pílula contracetiva, antihistamínicos ou antidepressivos), fixação prolongada de ecrãs de computador, portadores de lentes de contato, pessoas sujeitas a ambientes poluídos, pessoas que viagem frequentemente de avião, pessoas sujeitas a ambientes com ar condicionado.

Os sintomas incluem sensação de corpo estranho, ardor, irritação, prurido ligeiro, lacrimejo, fotofobia, visão enevoada, intolerância às lentes de contato, pestanejo frequente e flutuação visual diurna. Pode verificar-se um agravamento ao fim do dia.

Certas doenças locais ou sistémicas estão associadas ao olho seco, tais como, blefarite, rosácea, artrite reumatoide, lupus eritematoso sistémico, síndrome de Sjögren, paralesia facial e a cirurgia refrativa para o tratamento da miopia e hipermetropia.

 

Algumas sugestões para melhorar os sintomas:

Computadores

Não se preocupe, pois o trabalho em frente a um monitor não representa qualquer risco para os olhos. Verifique a sua postura e o equipamento: sente-se a uma distância de 50 ou 60 cm do ecrã, posicione o monitor de forma a obrigar o
olhar a dirigir-se ligeiramente para baixo, faça regularmente pausas e deixe de olhar para o ecrã durante pelo menos 10 minutos todas as 2 horas.

Ambiente

Evitar ambientes de fumo. A utilização de aquecimento e ar condicionado tendem a secar o ar, contribuindo para um agravamento do olho seco.

Portadores de lentes de contato

As lentes de contato secam os olhos. Mantenha-os sempre bem lubrificados com lágrimas artificiais sem conservantes, de acordo com o que lhe for prescrito (os conservantes para além de serem prejudiciais aos olhos danificam as lentes de contacto).

 

As lágrimas artificiais.

O tratamento do olho seco passa pela utilização de lágrimas artificiais, que compensam as lágrimas naturais em falta, lubrificando e protegendo os olhos, e que devem ser utilizadas as vezes necessárias para evitar o aparecimento dos sintomas.

 

O que são conservantes?

Os conservantes são utilizados nos colírios para aumentar o seu tempo de utilização mas são prejudiciais ao olho. Os doentes com olho seco devem optar pela utilização de lágrimas sem conservantes.

 

Outros produtos

O olho seco é muitas vezes tratado com soluções descongestionantes e vasoconstritores que aliviam os olhos vermelhos. Evite estas soluções pois apenas causam alívio temporário e podem causar um efeito de ciclo vicioso, tornando o olho cada vez mais seco.

 

Consulte o seu oftalmologista.

Sempre que os sintomas persistirem e pelo menos uma vez por ano, marque uma consulta com o seu oftalmologista. Ele poderá acompanhar a evolução da sua visão e corrigir atempadamente problemas com os seus olhos.

Se pretender mais informações acerca de como manter uma boa postura em frente ao seu computador, por favor descarregue o folheto abaixo: