Top

Os conservantes

Os conservantes são agentes antimicrobianos que são normalmente adicionados aos colírios para aumentar o seu tempo de conservação após abertura.

Até há muito pouco tempo o uso de conservantes era a única solução para a conservação dos colírios.

Posteriormente surgiram as unidoses que, disponibilizando o colírio em doses únicas de utilização, se tornaram numa alternativa à utilização dos conservantes. O problema reside no facto de o fabrico, e consequentemente a comercialização das unidoses ser mais dispendiosa que o frasco normal.

Os Laboratoires Théa, após anos de investigação, descobriram um sistema único de conservação dos colírios dispensando o uso de conservantes - o sistema ABAK.

Este sistema inovador permite disponibilizar gotas estéreis e calibradas sem conservantes, a um preço económico e preservando a superfície ocular.

 

O efeito nocivo dos conservantes

Após anos de utilização de colírios com conservantes, os Oftalmologistas começaram a perceber que certas patologias da superfície ocular eram recorrentes após a utilização destes colírios.

Os doentes queixavam-se de sintomas como sensação de prurido, picadas, sensação de corpo estranho, ardor, entre outros.

Após análises da superfície ocular, verificou-se que os conservantes eram tóxicos para o olho, causando alterações significativas na superfície ocular e no aparelho lacrimal. Eram tão mais nocivas, quanto a frequência e duração da utilização de produtos com conservantes.

Patologias mais graves como inflamação e alteração do filme lacrimal, reacções alérgicas, queratites e úlceras de córnea podem surgir com a utilização prolongada de colírios com conservantes.

 

Que tipo de conservantes existem?

Os conservantes mais comuns são os amónios quaternários como o cloreto de benzalcónio e o EDTA, mas existem outros igualmente nocivos como os derivados do mercúrio (tiomersal), amidinas, álcool, parabenos e outros mais recentes como os complexos de clorite (ex. purite).

Todos eles são nocivos para a superfície ocular.

 

Recomendações

Recentemente, uma equipa de oftalmologistas especializados na superfície ocular: a Sociedade de Superfície Ocular e Filme Lacrimal lançou um relatório (DEWS Report 2007) que desaconselha totalmente o uso de colírios com conservantes.