Top

Biblioteca Théa

Os Laboratoires Théa, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e inúmeros oftalmologistas nacionais e internacionais, têm vindo a editar periodicamente publicações de reconhecido valor científico em diversas áreas de Oftalmologia.

Esta parceria permitiu ainda que algumas destas obras tivessem o reconhecimento internacional das comunidades oftalmológicas onde foram distribuídas.

Os Laboratoires Théa agradecem a todos sem excepção a possibilidade de disponibilizar gratuitamente estas publicações.

Nova funcionalidade:

Grave as publicações que pretender no seu tablet e consulte em qualquer altura!

Atlas de Biomicroscopia Ultrassónica (UMB) 2019

A ultrassonografia do Segmento Anterior é um meio complementar de diagnóstico poderoso para a análise do grande pormenor do Segmento Anterior, sendo indispensável em muitas patologias, nomeadamente no Glaucoma e nos Tumores do Segmento Anterior.

plus Descarregar

Escrevinhar a Pensar a Bioética - 2018

O que será um(a) médico consciente e eticamente preocupado? Será a medicina dita paternalista um anátema moral? Qual o real valor do respeito pelo principio da autonomia? Como reagir frente
ao movimento incontrolável da ciência e da tecnologia? Existirão questões éticas de grupo dentro da própria profissão médica?

plus Descarregar

Bioética - Consentimentos informados

O Direito dos doentes e o Dever dos médicos exprime-se na prática do Consentimento informado – Direito à autodeterminação nos cuidadosde saúde. O próprio texto do juramento de Hipócrates actual, inclui uma alteração importante, no sentido do respeito pela autodeterminação do doente.

plus Descarregar

A Guerra Química 1914-1918 (2018)

A Guerra Química 1914-1918 (2018)

Fernando Bivar Weinholtz. Na Guerra de 1914-18 utilizaram-se, pela primeira vez em grande escala, elementos químicos como armas de guerra: Desde armas químicas mais elementares nos efeitos nocivos, como o cloro, às mais sofisticadas como o gás mostarda.

plus Descarregar

The Eye in History 2018

A compilation of articles on Instruments, Books and Individuals that shaped the course of Ophthalmology.

plus Descarregar

Perguntas e Respostas em Ergoftalmologia 2017

"A utilização crescente de dispositivos electrónicos – computadores, ‘tablets’ e ‘smartphones’, seja do ponto de vista laboral como também lazer, e sobretudo a qualquer hora do dia, está também associado a algumas queixas oftalmológicos, o que levou a que se revesse a definição de ergoftalmologia, não só como relacionada com o trabalho, mas também com momentos de lazer."

plus Descarregar

Manual LASER 2017

"The last few decades have been marked by major technological developments. Lasers are in the forefront of such developments and Ophthalmology is among the medical fields that has most benefited from the new avenues opened by the use of laser technology."

plus Descarregar

Oculoplástica 2016

"The main purpose of this manual is to disseminate a part of ophthalmology that is all too often overlooked, a part that has been developing in Portugal in recent years. The orbit and oculoplastics are areas often shared by other medical areas, but it is the ophthalmologist that has a more comprehensive and deeper understanding of the periocular region as a whole, which enables us to be at the forefront of this subspecialty."

plus Descarregar

OCT 2016

"A tecnologia de OCT tornou-se fundamental em oftalmologia ao ajudar no diagnóstico precoce, no diagnóstico diferencial, na decisão e orientação terapêutica de uma forma bem mais fácil que anteriormente. Assim, a atualidade e a relevância do tema, conduziram os autores a redigir este livro."

plus Descarregar

atlas de oftalmologia 2015

"A imagem é especialmente ilustrativa em oftalmologia e a tecnologia que lhe subjaz disponibiliza uma imensidão de possibilidades. Uma boa imagem vale mil descrições."

plus Descarregar

Neuroftalmologia Baseada na Evidência. 2014

"A aplicação da Medicina Baseada na Evidência na oftalmologia, e em particular na neuroftalmologia, ainda está longe de ser a ideal, até pela inexistência de estudos clínicos prospectivos, randomizados, controlados e duplamente cegos em múltiplas patologias."

plus Descarregar

Para a História dos Hospitais Civis de Lisboa. 2014

"É um conjunto de textos que não pretende ser exaustivo mas apenas abrir pistas para que outros possam levar a cabo uma investigação mais vasta e mais profunda sobre a história da Oftalmologia e dos oftalmologistas dos Hospitais Civis de Lisboa."

plus Descarregar

História do Glaucoma. 2014

"Depois de um texto de revisão sobre a epidemiologia do glaucoma, de outros relativos a quadros patológicos ou tratamentos, e finalmente um que encarava as novas modalidades da terapêutica médica desta doença, pareceu oportuno rever o caminho percorrido até chegarmos onde estamos hoje."

plus Descarregar

Glaucoma de vários ângulos. 2014

"Podemos recuar até 1950 e iniciar aí o histórico mais recente das cirurgias do glaucoma de angulo aberto: operação de Lagrange, operação de Elliot e a iridenclesis; operações de Stallard, Krasnov e Scheie."

plus Descarregar

Retina Volume 1. 2013

Retina Volume 1. 2013

"Este livro reúne de uma forma sistematizada (por ordem alfabética) e de fácil consulta, a maioria das patologias retinianas, da epidemiologia ao tratamento e prognóstico, sem descurar nenhum aspeto mais específico da cada patologia, nomeadamente as situações clínicas com implicações ou associadas a doenças sistémicas."

plus Descarregar

Retina Volume 2. 2013

Retina Volume 2. 2013

"Este livro reúne de uma forma sistematizada (por ordem alfabética) e de fácil consulta, a maioria das patologias retinianas, da epidemiologia ao tratamento e prognóstico, sem descurar nenhum aspeto mais específico da cada patologia, nomeadamente as situações clínicas com implicações ou associadas a doenças sistémicas."

plus Descarregar

Oftalmologistas Portugueses no Mundo. 2013

Oftalmologistas Portugueses no Mundo. 2013

"Os Portugueses foram pioneiros da globalização nos séculos XV e XVI difundindo pelo mundo, em paralelo com o comércio marítimo, a cultura e a língua portuguesas. A língua portuguesa disseminou-se pelos vários continentes, tendo hoje a Lusofonia um importante papel mundial. Mas a própria língua foi mudando, absorvendo novos sons de paragens  distantes, da Ásia à África e às Américas. Ganhou diferentes palavras e entoações. Que cuidados oftalmológicos, nestas deambulações pelo mundo, ensinamos e aprendemos? Levámos os óculos ao Japão e que trouxemos? Que figuras se destacam?"

plus Descarregar

Atlas de Ecografia. 2013

Atlas de Ecografia. 2013

"A aplicação dos ultrassons como método auxiliar de diagnóstico em oftalmologia teve início em meados dos anos 50 e até aos dias de hoje tem-se mantido um exame ainda e sempre atual. Tornou-se fundamental para o diagnóstico e seguimento de várias patologias que afetam essencialmente o segmento posterior do globo ocular e órbita. Recentemente, com o desenvolvimento da ecografia de alta resolução – UBM, tornou-se também possível avaliar em pormenor as alterações à normal ecoestrutura do segmento anterior."

plus Descarregar

Capa Glaucoma: Perguntas frequentes

Glaucoma: Perguntas frequentes

O Grupo Português de Glaucoma é uma secção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) que tem como objectivo ser um centro de debate e actualização entre todos os oftalmologistas que se dedicam a esta patologia em particular e, criar laços com todos aqueles que o desejam.

Para consultar os artigos originais, consulte a página oficial do livro:

http://www.glaucoma-answers.org/inicio

plus Descarregar

Superficie ocular. 2012

"Abordar a doença da superfície ocular obriga a conhecer o meio ambiente e o estilo de vida de cada um, tão importantes no olho seco e na blefarite, cada vez mais frequentes no mundo ocidental. As lentes de contacto, utilizadas por milhões de pessoas, podem originar alterações da superfície e contribuírem para o aparecimento de infeções na conjuntiva e na córnea, estas últimas com elevada morbilidade e risco de perda de visão. A patologia lacrimal e as alterações morfológicas das pálpebras são causas de perda de integridade da superfície. São aqui apresentadas as técnicas de imagem e de biomecânica que temos ao nosso alcance para diagnóstico da patologia da córnea. Não podia deixar que esta monografia não contemplasse as episclerites e os tumores da superfície ocular."

plus Descarregar

Relatório do Workshop Internacional sobre Disfunção das Glândulas Meibomianas. 2011

A Tear Film and Ocular Surface Society (TFOS), uma entidade sem fins lucrativos, organizou, ao longo de 2 anos, vários workshops em que intervieram mais de 50 experts mundiais, interessados na Disfunção da Glândula Meibomiana (DGM). Deste esforço conjunto resultou o relatório publicado na IOVS (Investigative Ophthalmology & Visual Science - Março 2011).

plus Descarregar

AMD Book. 1ª edição 2010

AMD Book. 1ª edição 2010

"Age-related macular degeneration (AMD) is now one of the major causes of central vision loss. It involves the macular area and when it progresses and destroys the central fovea, quality of life is seriously compromised. The ability to read, drive, recognize faces or watch television is impaired or lost. It is a disease associated with aging and progressive tissue degeneration."

1ª edição de 2010.

Para consultar os artigos originais, consulte a página oficial do livro: www.amdbook.org

plus Descarregar
Historia da Familia Chibret. 2014

Historia da Familia Chibret. 2014

"Através de 5 gerações de CHIBRET e de 6 retratos, esta brochura traça as conquistas e as inovações descritas por personalidades fortes a transbordar de ideias e de energia, divididas entre o mesmo empreendedorismo e a mesma paixão pela pesquisa em Oftalmologia".

plus Descarregar

ABAK - Pure technology in a bottle 2010

ABAK - Pure technology in a bottle 2010

The history of a technological r -evolution. The use of preservatives has enabled considerable advances to be made in the food-processing, cosmetics and pharmaceutical industry. The industrialisation of eye drops, which are more easily contaminated than ointments, has drastically changed.

plus Descarregar

ABAK VOL IV - 25 years of Preservative Free Eye Drops

Once upon a time there were preservatives... The use of preservatives allowed considerable progress to be made in the food, cosmetics and pharmaceutical industries. The industrial manufacture of eye drops, which are more easily contaminated than ointments, was transformed by the introduction of preservatives.

plus Descarregar

ABAK Vol III - Preuves Cliniques 2008

ABAK Vol III - Preuves Cliniques 2008

"Professor Christophe Baudouin, renowned worldwide for his research on the ocular surface, brings you a summary of the experimental, epidemiological and clinical studies of the effects of preservatives as published in international literature."

plus Descarregar

ABAK VOL I - Grounds for Concern- 2004

In the last 10 years the use of preservative-free eyedrops has spread throughout the world and Laboratoires Théa were the pioneers in this area. On the tenth anniversary of Laboratoires Théa, we asked Professor Christophe Baudouin, whose research on the ocular surface is a reference, to make a review of the relevant experimental, clinical and epidemiological work published in the international scientific literature.

plus Descarregar

Informação ao doente - conhecer e tratar o glaucoma

plus Descarregar

COMPUTER VISION SYNDROME

O que é? Como prevenir?

plus Descarregar

Alergia ocular folheto

plus Descarregar

Porque é importante a higiene pálpebral? Informação para o doente

plus Descarregar

Higiene e tratamento das pálpebras - Informação ao doente

plus Descarregar

PDF personalizável - Folhas de indicação de óculos

plus Descarregar

PDF personalizável - Folhas de recomendação de produtos de venda livre

plus Descarregar

PDF personalizável com informação ao doente - Preparação da Catarata

plus Descarregar

Monofolhas para imprimir - Informação ao doente sobre tratamento das blefarites

plus Descarregar

Postura correcta em frente ao monitor - Informação ao doente

plus Descarregar